Pagina Inicial Sobre a Ponto Extremo Cursos de Rapel Esportes Praticados Agenda de Eventos Fale Conosco
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Grupo ponto Extremo pratica as seguintes atividades
• Rapel
• Cascading
• Tirolesa
• Montanhismo
• Camping
• Trekking
• Pêndulo

O que é o Rapel?
Uma técnica de descida que o praticante utiliza para transpor obstáculos como prédios, paredões, cachoeiras, entre outros, com o uso de cordas ou cabos.
O termo "rappel" vem do francês e significa trazer e recuperar. Apesar de não se saber exatamente quando a técnica foi criada, ela foi utilizada por espeleólogos, que usavam desse recurso para explorar cavernas.

O que é Cascading?
Pode ser definido como uma modalidade do Rapel que é praticado em cachoeiras ou em uma queda D’água, onde seus praticantes devem resistir o frio das águas de um rio e ainda coordenar o rapel, mas o esforço é recompensado pela beleza da queda D’água e da delicia dos respingos D’água em seu corpo. A emoção, obviamente, é o maior atrativo para os praticantes que se apaixonam pela beleza de uma cachoeira. Devido esses atrativos o Cascading é uma modalidade bastante praticada no Brasil, e para facilitar no Brasil há uma grande quantidade de cachoeiras.

O que é Tirolesa?
A Tirolesa sem dúvida é a atividade mais gostosa e emocionante nos esportes de aventura, não exige esforço físico do praticante permitindo sentir à emoção de voar contemplando a natureza por um ângulo diferente
Originada na cidade de Tirol - Áustria, a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo.Tal atividade permite ao praticante a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens.

O que é Montanhismo?
Montanhismo é o nome que se dá ao ato de se galgar montanhas, seja por uso de equipamentos técnicos ou não. Por diversas vezes o termo é confundido com o alpinismo. O nome "alpinismo" é o mais popular devido aos Alpes, onde, praticamente deu-se início a prática das escaladas em montanha. Por causa de sua popularidade este termo não é designado para caracterizar apenas as escaladas feitas nos Alpes, mas em todas as rochas e montanhas do mundo. Alguns termos como "andinismo", e "himalaismo" também são empregados mas não obtiveram a mesma popularidade.

O Que é Camping?
O campismo é o lazer para quem procura contato direto com a natureza em todas as suas variações e é uma excelente opção para turismo e apoio a prática de esportes e eventos esportivos. O camping é uma área, estruturada em diversos níveis de sofisticação, apropriada para a prática do campismo. O campista utiliza os campings (particulares, clubes ou governamentais) para armar a sua barraca, estacionar o seu trailer ou motor-home, esporadicamente utilizar chalés disponíveis e aproveitar as férias e os fins de semana com a família, amigos e outros campistas.
O campismo é uma das opções de lazer mais democrática. Pode ser praticado por estudantes com baixo investimento, em campings mais simples ou em áreas de parques ecológicos municipais, estaduais e federais bem baratos e com segurança.

O que é o Trekking?
Caminhar por trilhas naturais, desfrutando do contato com a natureza e, ainda por cima, cercado de belas paisagens em locais pouco conhecidos. Quem pratica o trekking ou Caminhada, tem essa oportunidade, e esse é sem dúvidas o principal motivo que faz do esporte um dos que mais cresce.
Os praticantes da modalidade aliam o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da atividade física, tentando fugir do stress do dia-a-dia. Os percursos podem ser curtos ou longos, importando apenas o prazer em caminhar.
O baixo custo da atividade, aliado com os vários níveis de dificuldades, proporciona ao praticante toda a segurança necessária e, é um dos principais motivos para o desenvolvimento do esporte. "Nos últimos anos o crescimento tem sido muito grande.

O que é Pêndulo?
O Pêndulo, também conhecido como Rope Swing é um salto a partir de uma ponte preso por uma corda dinâmica, a corda é ancorada em um ponto afastado do local do salto ancorado, durante o salto o praticante fica em queda livre até o momento de tensão da corda, neste momento o praticante e jogado para o lado da ancoragem da corda e assim fica balançando de um lado para o outro; Diferente do Bang Jump que após a queda livre é jogado para cima no Pêndulo após a queda libra e jogado para o lado e ainda tem o balançar do Pêndulo.

O Pêndulo foi inventado há uns 15 anos pelos americanos. O record deste salto foi estabelecido por Dan Osman quando saltou de 180 metros !!!

 
 
Curso de Rapel da Ponto Extremo
 
     
 
   
Home - Quem Somos - Cursos - Esportes Praticados - Agenda de Eventos - Contato
Todos Direitos Reservados - All Right Copyright © - Ponto Extremo
Desenvolvido por H12.com.br